PrEP: Entenda o que é e como funciona o método

SEXO & SAÚDE


O uso da camisinha ainda é a maneira mais utilizada e segura para prevenção de doenças e gravidez indesejada, porém ao longo do tempo outros métodos foram criados, tanto contraceptivos quanto para prevenção de doenças, pois acidentes acontecem e, sejamos sinceros, a gente tem uma tendência ao vacilo e isso pode ser muito perigoso. No caso do HIV, a camisinha pode não ser tão segura assim, pois ela pode romper e existe outras questões como o sexo oral, por exemplo e comportamento de risco de algumas pessoas.

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) é um método preventivo mais recente, simples e eficaz (podendo gerar uma proteção de até 99% contra o HIV em alguns casos) e gratuito – oferecido pelo SUS desde 2017. Mas você conhece esse método e sabe como funciona? Ou ainda nem sabia que existe esse tipo de prevenção?

E sabe a diferença entre PrEP e PEP?

Embora existam há algum tempo, há quem desconheça esses termos e métodos, por isso vamos tentar explicar como funciona e qual a diferença entre eles.

Como funciona a Profilaxia Pós-Exposição (PEP)?

Esse método é utilizado em casos de urgência (quando a pessoa pode ter um risco de possível contágio do HIV). São dois comprimidos que devem ser tomado o quanto antes ou em até 72 horas pós-exposição e o tratamento tem duranção de 28 dias. Faz parte do conhecido coquetel.

Existem casos em que esse método pode ser imprescindível, como: Violência sexual > estupro e relações forçadas sem proteção; acidente de trabalho (com contato direto com material biológico ou manipulação de instrumentos como seringas) e no caso de uma relação sexual desprotegida em que a pessoa sente que “se colocou em risco”. (se vc transa sem camisinha está se colocando em risco)

Mas e a Profilaxia Pré-Exposição(PrEP)?

Neste caso, a medicação é composta pela combinação de dois medicamentos antirretrovirais (tenofovir + entricitabina) em um único comprimido que, quando tomado diariamente, começa a atuar no bloqueio do caminho que o vírus faz até chegar no organismo, impedido a ação dele e protegendo quando acontece uma relação sexual de risco. Meio que o medicamento “te prepara” para uma possível exposição ao HIV.

Entretanto, a PrEP só pode ser utilizado por quem não está infectado pelo HIV e possuem um maior risco de contato com o vírus. Além disso, ainda não está disponível para todas as pessoas, apenas para grupos com maior risco de contato com o vírus.

Quem pode usar a PrEP? 

Pessoas que fazem parte desses grupos: 

  • Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); 
  • Pessoas trans; Trabalhadores(as) do sexo.

E além disso, se você: 

Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); Tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento; Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV); Apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Outra informação importante: o método só “protege” (criando o bloqueio) contra o HIV especificamente, mas a pessoa que utiliza continua tendo o risco de adquirir as IST’s (Infecção Sexualmente Transmissível) e inflamações, como Siflis, Hepatites, HPV, etc. Ou seja, ainda assim, continua sendo necessário o uso de preservativo no ato sexual.

Onde retirar o PrEP?

Em Salvador, a retirada gratuita do medicamento pelo SUS está sendo realizada na UDM Comércio, localizada na Av. Jequitaia, Nº 40 – Edf. Conde dos Arcos, Comércio, próximo à praça Marechal Deodoro – Monumento das Nações (praça da mãozinha).

A unidade funciona de segunda a sexta, das 08h às 17h.

Gostou do assunto? Viu algum erro, discorda de alguma informação ou gostaria de acrescentar algo aqui? Deixe nos comentários ou entre em contato através do e-mail: falecomrios@outlook.com

Deixe um comentário

josé roberto rios

Libriano, soteropolitano, confuso, iludido, traído, sobrevivente das minhas próprias guerras. Escrevo sobre o que passa pela minha cabeça, buscando entender nossos processos internos, mas quase sempre com aquela dúvida se o que vivo é real ou Isso É Coisa da Minha Cabeça?™

Let’s connect