, ,

Reparação: Em centenário de festa, Iemanjá ganha representação Preta em Salvador

Salvador é capital das tradições em festas populares e a festa em homenagem a Iemanjá é uma das mais importantes do nosso calendário. Todos os anos milhares de pessoas vão ao bairro do Rio Vermelho para deixar seus presentes, adereços e agradecimentos a rainha do mar.

Neste 2 de fevereiro de 2023, a festa volta com alguns pontos importantes.

Além de marcar a volta das festas de rua e anteceder o início do Carnaval – que também voltará às ruas pós-pandemia, é também data em que se comemora o centenário da festa de Iemanjá. E uma importante mudança que acontece na representação da divindade: é que a Colônia de Pescadores Z-01, no Rio Vermelho, vai ganhar uma escultura realista de Iemanjá Negra e com traços que remete a beleza das mulheres africanas. A imagem com cerca de 1,40 metros ficará na exposta na colonia onde tudo começou:

A tradição da festa em homenagem a Iemanjá começou em 1923, quando um pequeno grupo de pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas para que Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo. De lá pra cá, todo dia 2 de Fevereiro seguem as homenagens e presentes.

E sim, o projeto trata-se de uma revisão histórica no padrão de beleza e representação dos Orixás baianos.

Lembrando que nossa Salcity é a cidade mais negra fora da África, então nada mais justo do que representar os Orixás que são a base do sincretismo religioso baiano da forma mais próximo da gente, concorda? Odoyá!

🆁🅴🅻🅰🅲🅸🅾🅽🅰🅳🅾🆂

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Site criado com WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: