🅵é & 🅴🆂🅿🅸🆁🅸🆃🆄🅰🅻🅸🅳🅰🅳🅴
A IGREJA MESSIÂNICA ACREDITA QUE SIM! E PARA DIFUNDIR ESSA IDEIA EXISTEM OS “JOHREI CENTER”. Neste post um pouco sobre a religião e como eles atuam no Brasil.
Quando ainda era moleque, tinha no meu bairro um lugar onde sempre passava e via algumas pessoas em reunião, como em uma igreja de fato. Porém, algo muito diferente chamava minha atenção: não haviam gritos, pregações exageradas ou nenhum tipo de “exorcismo” espiritual tenebroso baseadas em ideias do apocalipse. Ao invés disso, sempre podia perceber pessoas um tom bastante sereno com diálogos de ensinamentos sobre o mundo cotidiano, breves cânticos e preces que mais pareciam uma meditação em outra língua, e também havia um certo “ritual” de imposição de mãos, como se fosse um passe, e no final de tudo isso, as pessoas saíam com uma plantinha, uma espécie de flor em um arranjo com material esponjoso de cor verde e molhado: eram as Ikebanas.

Como sempre fui muito curioso quando o assunto é religião, estava certo que algum dia ia entrar naquele lugar para “conhecer melhor” e entender exatamente o que rolava lá e simplesmente obtive ótimas experiências: aprendi um pouco mais sobre a religião, sua história e seu líder Meishu-Sama, que me considero admirador e seguidor de seus ensinamentos. Descobri que o tal “ritual” na verdade se chama Johrei – que é a “purificação do espírito pela Luz de Deus” e que realmete tem benefícios físicos e espirituais imediatos; que algumas músicas e orações de fato eram feitas em outro idioma, o japonês, por conta da origem da religião, e que as reuniões realmente falam sobre o cotidiano na intenção de nos converter a ser portadores da paz e harmonia em busca da ideia do Paraíso Terrestre. E olha, curtir demais a ideia.
Breve histórico da Igreja Messiânica
A Igreja Messiânica Mundial foi lançada no Japão em 1935 por seu líder Mokiti Okada, conhecido também como Meishu-Sama, que sinfiica o “Senhor da Luz”. Aqui no Brasil, embora algumas pessoas nunca tenham ouvido falar da religião, atualmente eles possui mais de um milhão e oitocentos mil seguidores em suas mais de 500 unidades denominadas de “Johrei Center” espalhadas pelo país, segundo informações da própria instituição. É muito possível que tenha uma perto de você ou talvez você conheça alguém que é adepto ou já tenha ouvido falar.
O advento do Paraíso Terrestre na cultura da religião

Os messiânicos criaram e difundem uma cultura espiritual em interação com a cultura material, tendo por finalidade transformar a terra em um lugar livre de doença, pobreza e conflito, chegando assim ao advento do Paraíso Terrestre. Para isso, seus líderes e seguidores trabalham em diversas ações em provimento de ajudar o próximo, gerando assim a cultura da gentileza, gratidão, do amor e da paz e principalmente combatendo a miséria. Eu particularmente fui acolhido, ajudado e até alimentado muitas vezes pela senhora responsável por o Johrei Center que visitava quando criança, transformando, inclusive, nossa relação numa respeitosa e longa amizade e respeito por todos da família. Incontáveis vezes mataram minha fome e sempre muito gentis. Gratidão ao mestre por isso!
E quem foi o mestre Meishu-Sama?

Meishu-Sama é o nome religioso de Mokiti Okada, fundador da Igreja Messiânica. Ele nasceu no dia 23 de dezembro de 1882 no Japão, em uma família que se encontrava em um estado de grande pobreza. Desde criança, dedicou-se aos estudos, às artes, e alcançou grande sucesso profissional, tornando-se um conceituado empresário, mas ainda assim ele se preocupava com o bem-estar do próximo e da sociedade. Uma coisa que chama atenção é que ele foi ateu até os 38 anos, mas com algumas grandes perdas pessoais ele foi despertando para a espiritualidade e a existência de Deus, o que ele mesmo denominou esse despertar de “segundo nascimento”.
Mas e você, acredita que é possível alcançar o ideal do Paraíso Terrestre?
O que importa é que essa é a cultura religiosa da Igreja Messiânica, e nisso eles trabalham para que todos os seus seguidores desenvolvam tanto essas três qualidades quanto outras que elevarão suas ações à esses pilares, o que sem dúvida faz desse mundo um lugar melhor.